Todos sabemos do dinamismo presente no mundo dos negócios, o marketing especificamente transforma-se e recria-se o tempo todo. Novas estratégias são necessárias para compreender um público cada vez mais impaciente, sem tempo e impactado por inúmeros estímulos, principalmente depois do advento da internet.
Mas apesar de todas essas mudanças também é importante atentar para as ideias iniciais que ajudaram a consolidar o marketing como uma parte substancial no planejamento estratégico de marcas e empresas.
Hoje vou elencar 5 livros que são considerados fundamentais para compreender os processos do marketing e seus impactos nos negócios.
- Administração de Marketing, de Phillip Kotler
Clássico da área, lançado em 1967, provavelmente o livro mais conhecido lido e difundido nas escolas de marketing, publicidade e negócios.
- A Cauda Longa, de Chris Anderson
Um dos mais influentes livros sobre negócios do nosso tempo. A Cauda Longa tenta entender como que empresas como a Amazon lucraram e cresceram com a fragmentação do mercado.
- Marketing 3.0: As Forças Que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado No Ser Humano, de Phillip Kotler
Livro interessante e importante para quem quer repensar quais são as novas exigências de satisfação do consumidor do séc XXI.
- A Lógica do Consumo, de Martin Lindstrom
É o primeiro e mais famoso livro de Neuromarketing, muito interessante, pois se trata de um assunto ainda não tão conhecido. A Lógica do Consumo, procura compreender como se dá o processo de recepção e tomada de decisão do consumidor.
- Buzz: Marketing de Boca em Boca, de Emanuel Rosen
O autor apresenta o conceito de Buzzmarketing e oferece ao leitor o conhecimento para fomentar e orientar o “boca a boca” nas campanhas de marketing.
Texto: Hayane Leotte