imagem blog sutentabilidadeA inovação, hoje, é peça chave para o sucesso. Quem não muda, fica para trás. O cenário do mercado atual, incentivado pela globalização, tem exigido mudanças tanto na forma de produção e posicionamento da marca quanto na forma de investir das empresas por dois motivos: a alta demanda de organizações dentro de um mesmo nicho de atuação e a alteração no comportamento do consumidor – que se tornou menos fiel, realiza busca e pesquisa de mercado mais intensas antes da efetivação da compra e maior compromisso com o social e o meio ambiente.

Periodicamente, as empresas e a sociedade são informadas sobre rankings corporativos das instituições mais e menos sustentáveis, servindo como influência no consumo e em estratégias de posicionamento e imagem da marca através de critérios específicos relativos ao que é ser sustentável. Os dados, em 2014, apontaram que apenas 36% das empresas possuem ações sustentáveis concretas.

Mas, afinal… O que é ser uma empresa sustentável?

Diversos autores discorrem sobre o conceito de sustentabilidade relacionando, inclusive, com o conceito de economia verde. A economia verde é uma concepção de modelo econômico que conduz ao desenvolvimento sustentável condicionado por alguns critérios que devem ser atendidos; por outro lado, a sustentabilidade é mais genérica e se fortalece sobre três pilares correlacionados: o desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e preservação ambiental. Ou seja, uma empresa sustentável é aquela que envolve em suas ações a preocupação com o impacto que suas atividades e produtos terão na sociedade como um todo.

Por que a inovação é tão importante?

A inovação deve ser encarada como uma oportunidade de crescimento e sucesso para a empresa. Para isso, precisa-se de consciência dos colaboradores e, consequentemente, atitudes. As inovações podem ocorrer no método de gestão, nos processos produtivos ou na melhoria de produtos e serviços, sempre estando relacionada a novos recursos administrativos que visam o progresso da organização. Atualmente, a união de inovação e sustentabilidade tem se tornado uma grande estratégia nos negócios, trazendo diversos resultados positivos para a instituição através da transformação e da modernização.

Falando em resultados… quais as consequências de buscar a sustentabilidade dentro dos negócios?

As práticas sustentáveis trazem benefícios tanto para o meio ambiente e para a sociedade quanto para a própria empresa. Incorporar essas atividades à missão e aos valores da organização é um ato de respeito e responsabilidade com aquela que nos dá vida e compromisso com a comunidade em que estamos inseridos. Abaixo, confira algumas vantagens:

Melhora a imagem empresarial – muda-se a concepção e o olhar com que os consumidores veem a marca, agregando seriedade e sensatez e atraindo mais clientes para a empresa.

Economia – através de algumas ações a reutilização pode ser aplicada, evitando o gasto com produtos e serviços. Reciclagem, reaproveitamento de matéria prima, reutilização da água e energia elétrica são alguns exemplos.

Ações valorizadas – as ações em bolsas de valores são mais reconhecidas quando a empresa pratica atividades em prol do meio ambiente.

Incentivos fiscais – o governo possui projetos que auxiliam empresas que praticam a sustentabilidade através de incentivos fiscais. Há também a Lei do Bem, que promove a renúncia fiscal em apoio à inovação. Muitas vezes a economia é superior ao investimento na incorporação dessas práticas.

Satisfação de colaboradores – a empresa que cuida do meio ambiente e da sociedade tende a ter funcionários e colaboradores mais satisfeitos e, consequentemente, produtivos – uma vez que ele se sente mais representado pelo sistema em que trabalha.

É importante que as ideias sustentáveis se adequem aos princípios e a capacidade da organização. Apesar dessas atividades serem aplicáveis a empresas de pequeno, médio e grande porte, a mudança deve ser gradual e crescer conforme as possibilidades. Muitas vezes, pequenas atitudes geram grandes ações!

 

Escrito por Maria Eduarda Mattos – mariaecmattos@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s