capa

O ano está acabando e chegou a hora de fazer uma retrospectiva das coisas que ocorreram em nossas vidas. É tempo de avaliar erros e acertos para que possamos transformar 2019. Seja no âmbito pessoal ou profissional, é importante que se tenha objetivos e propósitos de vida bem claros para que se trilhe um caminho mais leve e motivado a buscar o sucesso e a realização. A seguir, veja alguns métodos de definições de metas para se organizar no próximo ano.

Ikigai

Ikigai é uma palavra japonesa que significa “razão de ser ou viver”. O conceito surgiu em Okinawa, um grupo de ilhas do sul do Japão conhecido pela sua população saudável e centenária, cujo segredo da longevidade, segundo pesquisadores, seria o Ikigai. Esse método é uma jornada de autoconhecimento que busca entender quais são os propósitos de vida ou de negócios e que facilita o percurso para atingir os resultados esperados, de simples metas à grandes objetivos. Os passos são simples: refletir sobre si mesmo ou sobre a empresa, esboçar o diagrama do Ikigai, preencher com as respostas individuais, fazer anotações sobre cada círculo e, por fim, complementar com ideias, metas e desejos; o centro da fórmula será o seu propósito. O Ikigai uma ótima alternativa para quem está entrando no mercado de trabalho ou simplesmente quer buscar o conhecimento de si, pois auxilia na busca pelo sucesso aproveitando ao máximo as capacidades de cada um.

ikigai.png

Canvas

O Business Model Canvas, conhecido somente por Canvas, é um modelo de planejamento estratégico ideal que permite uma visão geral de negócios novos ou já existentes, podendo ser reajustado a cada mês de acordo com as necessidades. Dentro de uma organização esse modelo auxilia na compreensão do mercado, do consumidor e do funcionamento da empresa na prática. Além disso, é possível complementar o quadro com as receitas e despesas que a empresa gera, facilitando o controle financeiro. As vantagens de criar metas baseadas nesse modelo é a análise coletiva de tudo que compõe a organização, trazendo resultados mais precisos e consistentes dentro do negócio e gerando valor à marca para aqueles que a consomem.

canvas empresa

O Canvas também pode ser usado para finanças pessoais, basta que haja o reajuste do quadro para 9 quadrantes envolvendo o autoconhecimento, investimentos, receitas, despesas, desapegos – que geram lucros, patrimônios, sonhos e metas para primeiro e segundo semestre. A visualização prática dos planos pessoais auxiliam a ter um controle mais inteligente sobre as próprias finanças e se torna um compromisso consigo mesmo através de planos a curto, médio e longo prazo.

canvas fin pessoais

Kanban

O Kanban é um esquema que visa otimizar as atividades a serem realizadas dentro da organização ou do dia-a-dia pessoal. Seu surgimento ocorreu no Japão na década de 70 dentro da Toyota Motor Company com a finalidade de melhorar o ritmo de desenvolvimento das tarefas e sua conclusão. Para implementar o projeto basta organizar três colunas: “To do” (para fazer), Doing (em execução) e Done (já realizadas) e inserir as tarefas através de post-its; conforme o trabalho vai sendo desenvolvido o post-it vai mudando de coluna, indicando a situação atual da atividade. Essa alternativa é bastante viável e proporciona uma visão geral dos serviços e dos prazos em que eles devem ser executados. Auxilia também na organização e diminui a procrastinação dos colaboradores.

kanban

Ter organização e compromisso é imprescindível para manter você e sua empresa focados a alcançar os objetivos; qualquer um desses métodos é capaz de auxiliar esse caminho cheio de desafios. Escolha o que você mais se identifica e depois conta pra Equipe Cuento os benefícios que eles trouxeram para o seu 2019.

Escrito por Maria Eduarda Mattos – mariaecmattos@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s