business-2884023_960_720Se tornar um empreendedor e iniciar o seu próprio negócio é uma realização para muitas pessoas. Porém, antes de abrir uma empresa muitos fatores devem ser considerados como, por exemplo, o espaço de trabalho. Ter um local para receber os clientes, realizar reuniões e pôr as ideias em prática é essencial para transmitir confiança e credibilidade ao público além de trazer mais conforto e organização aos colaboradores.

Por muito tempo a única opção considerada na escolha do local de trabalho foi um escritório convencional. Entretanto, com as tendências que estão surgindo no mercado, está cada vez mais difícil fundamentar o gasto realizado para abrir um escritório próprio – visto que as despesas vão muito além do aluguel. Luz, água, condomínio, internet e mobília são alguns custos que tornam as mudanças necessárias – principalmente para pequenas equipes.

Com as transformações dos últimos tempos, principalmente com as conexões estabelecidas pela tecnologia e pelas redes sociais, o coworking surgiu como uma opção para redução dos custos e adaptação a essa nova realidade voltada para inovação. O termo vem do inglês, significa um grupo de pessoas trabalhando em conjunto e nomeia um sistema de escritórios compartilhado por diversas empresas – mas, sem qualquer interdependência.  

Inúmeros benefícios são relatados por pessoas que adotaram esse modelo de trabalho e se você está em dúvida se essa mudança realmente vale a pena, confere algumas vantagens de montar sua empresa em um coworking:

Aumento da produtividade – o coworking é um ambiente leve e motivador, pois todos estão lá para trabalhar e, assim, é impossível não se contagiar com a energia do lugar. O escritório convencional e o homeoffice aos poucos vão criando vícios e manias que fazem o indivíduo se distrair; com mais foco e motivação a produtividade tende a aumentar. Segundo dados, 64% dos coworkers falam que completam suas tarefas a tempo, 68% se sentem mais focados ao realizar as atividades e 82% possuem maior motivação para trabalhar.

Compartilhamento de ideias –  em um coworking a sua empresa estará cercada de pessoas das mais diferentes áreas, facilitando uma troca recíproca de ideias e business-2884023_960_720business-2884023_960_720proporcionando um networking essencial para o crescimento do negócio. Você também aumenta sua capacidade de lidar com as pessoas: 91% dos indivíduos que trabalham em um escritório compartilhado falam que melhoraram sua interação, aumentando a rede de contatos e evoluindo com o compartilhamento de informações.

Inovação – a inovação é uma consequência do compartilhamento de ideias e do ambiente mais relaxado. Em razão da intensa troca de informações, há um leque de possibilidades na criação de novas soluções para resolver problemas ou até mesmo realizar parcerias. A junção do ambiente tranquilo, do contato com pessoas diferentes e da aquisição de conhecimentos faz a criatividade fluir. 71% notou que a criatividade aumentou ao se mudar para um coworking.

Aumento da confiança – o crescimento da autoconfiança se deve a junção de todas as vantagens de uma empresa estar inserida em um ambiente cheio de inovação e flexibilidade. Os indivíduos passam a estar cercados de diferentes grupos que compartilham dos mesmos anseios e isso gera a criação de relacionamentos e amizades que confortam e concedem apoio. 90% passou a se sentir mais confiante ao trabalhar nesse ambiente.

Redução de custos – uma das maiores vantagens é o menor custo. Abrir um escritório individualmente requer um alto investimento inicial além do gasto para manutenção do espaço. No coworking, o preço é mais justo e você não se preocupa com a administração da casa nem com as burocracias. Apenas chega e começa a trabalhar! Além disso, é uma ótima alternativa de economia, dado que 50% das pessoas obtiveram maior lucro mensal.

Melhoria na saúde – atualmente, a qualidade de vida tem sido uma preocupação entre empresários e colaboradores. O ritmo leve dos espaços compartilhados e a flexibilidade dos horários tornam os negócios e a rotina mais saudáveis. Fora isso, 60% dos coworkers declararam que descasam mais enquanto estão em casa, deixando o trabalho no seu devido lugar e tendo relações mais harmoniosas entre casa, família e serviço.

Os espaços de coworking vem ganhando cada vez mais visibilidade em grandes e pequenas cidades do país e do mundo. Espaço compartilhado é sinônimo de co-criação, de conhecimento, troca e inovação – benefícios que acontecem com menos frequência em um ambiente particular. E você, está afim de agitar a sua vida profissional positivamente? Que tal começar 2019 experimentando esse lugar incrível que é o coworking? 7 a cada 10 pessoas não trocariam o ambiente partilhado por um escritório tradicional.

Vem conhecer nossos planos, a Cuento espera você!

*Fonte: Coworking Brasil

Escrito por Maria Eduarda Mattos – mariaecmattos@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s