dormirSim! Você sabia que um bom sono e produtividade andam lado a lado? Uma noite bem dormida é essencial para a saúde do corpo e da mente. Realizar o ciclo correto do sono, além de promover o descanso, facilita o aprendizado, mantém o indivíduo ativo e energizado e aumenta a produtividade nos estudos e no trabalho. Um estudo realizado na Universidade de Cambridge, na Grã-Bretanha, juntamente com Rand Europe, um instituto britânico de pesquisa, comprova que a falta de sono afeta a rotina da população, ou seja, traz consequências negativas para os indivíduos.

Estresse, fadiga, desconcentração, falta de motivação e criatividade  e problemas de saúde são algumas das diversas reações que uma noite mal dormida proporciona. Além disso, essas consequências podem prejudicar o seu rendimento no trabalho, trazendo maiores prejuízos para a empresa pela falta de atenção e produção. O sono é a chave para muitas soluções dos desafios encontrados no dia-a-dia e aumenta a capacidade de resolução de problemas e dificuldades.

O ciclo completo do sono dura entre 90 e 120 minutos e possui 5 estágios: 1, 2, 3, 4 e o REM. No estágio 1, o sono é leve, levando o indivíduo a acordar facilmente. O estágio 2 é composto por um momento em que a temperatura do corpo cai e a frequência cardíaca começa a diminuir, durando cerca de 20 minutos. Já o estágio 3 é a fase de transição do sono leve para o sono profundo. O 4º estágio é onde há a consolidação do sono profundo, durando cerca de 30 minutos. E, por fim, o REM – momento em que acontecem a maioria dos sonhos. Para uma noite bem dormida são recomendados de 4-5 ciclos completos, variando entre 6 e 8 horas.

Para que você não tenha uma noite mal dormida e consiga levantar disposto e atento no dia seguinte, confira algumas dicas de como melhorar o seu sono e, consequentemente, sua produtividade nas tarefas diárias:

 

 

  • Desligar-se dos aparelhos telefônicos ou televisão: o uso de celulares e aparelhos como televisão e computadores deixam os indivíduos mais despertados, principalmente pela luz azul que esses dispositivos emanam.
  • Crie o seu próprio ambiente de sono: pensar no que deixa o ambiente tranquilo e leve isso para a sua rotina diária de descanso. Música, luz ambiente, cheiros, coisas que que sejam confortáveis…
  • Temperatura correta: é importante que a temperatura esteja adequada para que haja um relaxamento profundo durante esse momento. Deixar a temperatura ambiente facilita a chegada do sono.
  • Dormir na escuridão total: a escuridão deixa o indivíduo menos alerta e também mais relaxado, colaborando para um sono mais calmo e sereno.
  • Criar uma rotina: é importante que o sono seja uma prioridade tanto quanto o trabalho, por exemplo. Ter um horário certo para dormir e um tempo específico de sono melhora a conclusão dos ciclos e, consequentemente, a qualidade do sono.

Perceber o seu sono e procurar entender o que pode ser mais eficiente na busca por uma noite melhor é fundamental para que o indivíduo tenha dias saudáveis, produtivos e cheio de resultados. Para entender um pouco melhor sobre o assunto e ampliar o seu conhecimento, dá uma olhada nesse teste sobre como o seu sono afeta sua produtividade: https://blog.runrun.it/teste-voce-sono-produtividade/.

Escrito por Maria Eduarda Mattos – mariaecmattos@gmail.com

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